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PME:

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Deve inserir um email válido e que não tenha já sido utilizado!

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Deve inserir um email válido e que não tenha já sido utilizado!

 Para os devidos efeitos e no que se refere à participação nesta ferramenta de avaliação e recomendações para PME, consinto de forma livre, específica, informada e inequívoca que a IDC e a ISQ, nos termos da legislação atualmente em vigor, tratem os meus dados pessoais disponibilizados acima com a finalidade de divulgação de ações de marketing e comunicação da IDC e da ISQ.

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Caracterização da PME

Qual o setor que melhor descreve a atividade da sua PME?

Aeronáutica, Espaço e Defesa

Agroalimentar

Automóvel

Casa - Mobiliário, têxteis, utilidades domésticas e iluminações

Centros de Serviços Partilhados

Economia do Mar

Florestal

Indústrias Culturais e Criativas

Infraestruturas, Água e Energia

Máquinas e Ferramentas

Materiais

Moda

Saúde e Lifesciences

Tecnologias da Informação e Comunicação

Turismo

Matérias-primas-minerais metálicos, não metálicos, argilas

Comércio por grosso, retalho

Outro, por favor especifique:

Qual a sede da sua PME?

Alentejo

Algarve

Centro

Lisboa e Vale do Tejo

Norte

Região autónoma da Madeira

Região autónoma dos Açores

Quantos colaboradores tem a sua PME?

1 Colaborador

2 - 4 Colaboradores

5 - 9 Colaboradores

10 - 24 Colaboradores

25 - 49 Colaboradores

50 - 99 Colaboradores

100 - 244 Colaboradores

Mais de 250 Colaboradores

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CARATERIZAÇÃO DA PME

MATURIDADE DIGITAL  >  Liderança  >  Omni-Experiência  >  Recursos Humanos e Competências  >  Modelo Operativo  >  Informação

Maturidade Digital

LIDERANÇA

Este conjunto de disciplinas permite às PME desenvolverem uma visão para a transformação digital dos serviços e das experiências. Através desta dimensão as PME podem:
- Avaliar as capacidades de liderança relacionadas com a transformação digital;
- Fomentar o diálogo entre responsáveis de negócio e da tecnologia sobre objetivos, desafios e ações necessárias a uma liderança eficaz;
- Identificar áreas de liderança que necessitam de ser reforçadas e aperfeiçoadas;
- Definir boas práticas e abordagens para o desenvolvimento de competências de liderança

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a PME no que diz respeito ao conhecimento e compreensão do ecossistema de negócio?

Não existe relacionamento digital com clientes. A gestão baseia-se em estudos de mercado e indicadores de negócio tradicionais.

Existem casos específicos de relacionamento digital com clientes. A Gestão faz uma utilização limitada do conhecimento do ecossistema.

Utilização de vários canais de relacionamento digital com clientes e parceiros. A Gestão utiliza o conhecimento do ecossistema para decidir sobre novos projetos de produtos e serviços.

Existem processos analíticos diários sobre o relacionamento digital com o ecossistema. A Gestão utiliza este conhecimento de forma contínua para o planeamento estratégico.

Existe um fluxo de informação contínuo e bidireccional dos relacionamentos digitais com o ecossistema. A Gestão utiliza este conhecimento para inovação contínua.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME à inovação dos modelos de negócio?

A liderança não está disposta a correr riscos baseados na adoção de oportunidades digitais.

A liderança é resistente à exploração de oportunidades digitais. Existem tentativas isoladas de inovação digital pelas áreas de negócio.

A liderança inova em modelos de negócio digitais de forma reativa, para manter a competitividade e a sustentabilidade de produtos/serviços.

A liderança inova em modelos de negócio digitais de forma proativa, para influenciar clientes e mercados e criar vantagens competitivas.

A liderança é disruptiva na utilização de novas tecnologias digitais e modelos de negócio para influenciar os mercados.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME à mudança organizacional e cultural para a transformação digital?

A liderança é reativa. As mudanças organizacionais acontecem como resposta a ameaças da concorrência ou insuficiências de desempenho.

A liderança é avessa ao risco. A estrutura organizacional é rígida e apenas possibilita a criação de grupos de trabalho autónomos para implementação de algumas iniciativas digitais.

A liderança fomenta uma cultura corporativa que rapidamente adota alterações organizacionais e de governo comprometidas com uma estratégia digital.

A liderança fomenta um sincronismo contínuo entre uma visão de negócio em contínua evolução e a mudança cultural e organizacional.

A liderança e visão corporativa está interiorizada na PME. A cultura organizacional adapta-se automaticamente a mudanças no ecossistema.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME a um modelo de governo e planeamento ágeis?

O planeamento de iniciativas digitais isoladas é reativo e assente na identificação de ameaças. São usadas metodologias de projeto tradicionais.

O planeamento admite alterações resultantes do reconhecimento de oportunidades digitais. São permitidas metodologias ágeis em alguns projetos.

O planeamento de iniciativas digitais está estabelecido e alinhado com a estratégia de negócio. A gestão é sensível à necessidade de mudanças rápidas e suporta metodologias ágeis.

O planeamento de iniciativas digitais é ajustado de forma contínua com base nas mudanças no ecossistema. As melhores metodologias ágeis são práticas correntes na PME.

O planeamento de iniciativas digitais tem importância estratégica e aplica metodologias ágeis para otimizar a performance do talento, tecnologia, modelos de negócio e ecossistema.

Qual das seguintes afirmações melhor reflete a abordagem da PME à alavancagem económica e financeira das iniciativas digitais?

O financiamento de iniciativas digitais está associado a custos de TI, e assenta num orçamento com ciclos fixos, o que limita a implementação de oportunidades digitais.

O financiamento de iniciativas digitais é atribuido caso a caso, valorizado com base num benefício específico e localizado.

O financiamento de iniciativas digitais utiliza critérios de valorização assentes numa estratégia digital corporativa e no contributo para o negócio.

O financiamento de iniciativas digitais utiliza critérios de valorização assentes numa estratégia digital corporativa, no contributo para o negócio e benefício para o ecossistema.

O financiamento de iniciativas digitais inclui aquisições estratégicas e relacionamentos no ecossistema, e considera o potencial disruptivo.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a sua PME no que diz respeito ao conhecimento e compreensão do ecossistema da instituição?

Não existe relacionamento digital com o cidadão. A gestão baseia-se em indicadores de negócio tradicionais.

Existem casos específicos de relacionamento digital com os cidadãos. A gestão faz uma utilização limitada do conhecimento do ecossistema.

Utilização de vários canais de relacionamento digital com os cidadãos e com outras entidades. A gestão utiliza o conhecimento do ecossistema para decidir sobre novos projetos de serviços.

Existem processos analíticos diários sobre o relacionamento digital com o ecossistema. A gestão utiliza este conhecimento de forma contínua para o planeamento estratégico.

Existe um fluxo de informação contínuo e bidireccional dos relacionamentos digitais com o ecossistema. A gestão utiliza este conhecimento para inovação contínua.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua PME à inovação dos modelos de serviço?

A liderança não está disposta a correr riscos baseados na adoção de oportunidades digitais.

A liderança é resistente à exploração de oportunidades digitais. Existem tentativas isoladas de inovação digital pelos diferentes departamentos.

A liderança inova em modelos de serviço digitais de um modo reativo para manter a sustentabilidade dos serviços.

A liderança inova em modelos de serviços digitais de um modo proativo para influenciar os cidadãos e criar vantagens competitivas.

A liderança é disruptiva na utilização de novas tecnologias digitais e modelos de serviço para influenciar os cidadãos.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição à mudança organizacional e cultural para a transformação digital?

A liderança é reativa. As mudanças organizacionais acontecem como resposta a ameaças de outros setores ou a deficiências no desempenho.

A liderança é avessa ao risco. A estrutura organizacional é rígida e apenas possibilita a criação de grupos de trabalho autónomos para implementação de algumas iniciativas digitais.

A liderança fomenta uma cultura que rapidamente adota alterações organizacionais e de governação comprometidas com uma estratégia digital.

A liderança fomenta um sincronismo contínuo entre uma visão em contínua evolução e a mudança cultural e organizacional.

A liderança e a visão estão interiorizadas na instituição. A cultura organizacional adapta-se automaticamente a mudanças no ecossistema.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição a um modelo de governo e planeamento ágeis?

O planeamento de iniciativas digitais isoladas é reativo e assenta na identificação de ameaças. São usadas metodologias de projeto tradicionais.

O planeamento admite alterações resultantes do reconhecimento de oportunidades digitais. São permitidas metodologias ágeis em alguns projetos.

O planeamento de iniciativas digitais está estabelecido e alinhado com a estratégia da instituição. A gestão é sensível à necessidade de mudanças rápidas e suporta metodologias ágeis.

O planeamento de iniciativas digitais é ajustado de forma contínua com base nas mudanças no ecossistema. As melhores metodologias ágeis são práticas correntes na instituição.

O planeamento de iniciativas digitais tem importância estratégica e aplicam metodologias ágeis para otimizar a performance do talento, tecnologia, modelos de negócio e ecossistema.

Qual das afirmações melhor reflete a abordagem da sua instituição à alavancagem económica e financeira das iniciativas digitais?

O financiamento de iniciativas digitais está associado aos custos de TI, e assenta num orçamento com ciclos fixos, o que limita a implementação de oportunidades digitais.

O financiamento de iniciativas digitais é atribuido caso a caso, valorizado com base num benefício específico e localizado.

O financiamento de iniciativas digitais utiliza critérios de valorização assentes numa estratégia digital e no contributo para a instituição.

O financiamento de iniciativas digitais utiliza critérios de valorização assentes numa estratégia digital, no contributo para a instituição e benefício para o ecossistema.

O financiamento de iniciativas digitais inclui parcerias estratégicas e relacionamentos no ecossistema e considera o potencial disruptivo.

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CARATERIZAÇÃO DA PME

maturidade digital  >  liderança >  omni-experiência  >  recursos humanos e competências  >  modelo operativo  >  informação

Maturidade Digital

OMNI-EXPERIÊNCIA

Esta dimensão descreve uma abordagem omnipresente e multidimensional ao ecossistema das PME necessária para amplificar a experiência dos produtos e/ou serviços. Através desta dimensão as PME podem:
- Avaliar as capacidades e a maturidade da omni-experiência;
- Fomentar o diálogo entre responsáveis de negócio e de tecnologia acerca dos objetivos e das ações necessárias a criar uma omni-experiência que abrange a totalidade do ecossistema;
- Identificar áreas da transformação digital da omni-experiência que necessitam de ser reforçadas
- Estabelecer normas para prosseguir com as iniciativas e esforços de transformação da omni-experiência

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME à experiência do ecossistema de negócio (clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores)?

A criação de experiências omnipresentes e multidimensionais no ecossistema é muito limitada.

A criação de experiências melhoradas para os clientes são reativas e/ou possuem um foco limitado.

A criação de experiências melhoradas no fornecimento de produtos e serviços já tem em conta outros "stakeholders" do ecossistema de negócio (clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores).

A criação de experiências envolve todos os "stakeholders" do ecossistema de negócio mas as experiências nem sempre são perfeitas.

A criação de experiências é consistente, inovadora e "always on", para todo o ecossistema de negócio (clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores).

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a PME no que diz respeito à orientação para a inovação contínua?

A inovação é linear, requer coordenação organizacional e não responde às alterações do ecossistema.

A inovação é baseada em projetos isolados e específicos e desenvolve esforços para a criação de valor no ecossistema.

A inovação surge de alterações culturais e sistémicas que encorajam esforços repetitivos para inovar com base nas necessidades do ecossistema.

A inovação é uma resposta consistente ao ritmo de mudanças no ecossistema.

A inovação é contínua e implícita numa PME que responde de forma hábil a necessidades externas e internas.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME à plataforma de entrega de serviços?

Utilização limitada de tecnologias e serviços para disponibilizar experiências a elementos específicos do ecossistema.

Utilização seletiva de tecnologias e serviços para possibilitar experiências interativas através do ecossistema.

Utilização consistente de tecnologias e serviços para possibilitar experiências relevantes e recíprocas através do ecossistema.

Utilização consistente e integrada de tecnologias e serviços para disponibilizar experiências de excelência no ecossistema.

Utilização disruptiva de tecnologias e serviços que se adaptam para melhorar a experiência de todos os elementos do ecossistema.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME ao marketing omnidimensional - múltiplos canais de um modo integrado e consistente?

O marketing foca-se na transmissão de mensagens unidirecionais.

O marketing multidimensional é executado caso a caso.

O marketing é multidimensional e multidirecional e sabe lidar de forma consistente com a propagação de experiências através do ecossistema.

O marketing é multidimensional e multidirecional e cria experiências de excelência no ecossistema através de todos os canais.

O marketing é multidimensional e multidirecional e afirma-se de forma inovadora na utilização de conexões digitais, capacidade de influência e criação de experiências.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição à experiência do ecossistema (cidadãos, parceiros, fornecedores e colaboradores)?

A criação de experiências omnipresentes e multidimensionais no ecossistema é muito limitada.

A criação de experiências melhoradas para os cidadãos é reativa e/ou possui um foco limitado.

A criação de experiências melhoradas no fornecimento de serviços já tem em conta outros "stakeholders" do ecossistema de negócio cidadãos, parceiros, fornecedores e colaboradores).

A criação de experiências envolve todos os "stakeholders" do ecossistema de negócio mas as experiências nem sempre são perfeitas.

A criação de experiências é consistente, inovadora e "always on" para todo o ecossistema de negócio cidadãos, parceiros, fornecedores e colaboradores).

Qual das afirmações melhor descreve a sua instituição no que diz respeito à orientação para a inovação contínua?

A inovação é linear, requer coordenação organizacional e não responde às alterações do ecossistema.

A inovação é baseada em projetos isolados e específicos e desenvolve esforços para a criação de valor no ecossistema.

A inovação surge de alterações culturais e sistémicas que encorajam esforços repetitivos para inovar com base nas necessidades do ecossistema.

A inovação é uma resposta consistente ao ritmo de mudanças no ecossistema.

A inovação é contínua e implícita numa instituição que responde de forma hábil a necessidades externas e internas.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição à plataforma de entrega de serviços?

Utilização limitada de tecnologias e serviços para disponibilizar experiências a elementos específicos do ecossistema.

Utilização seletiva de tecnologias e serviços para possibilitar experiências interativas através do ecossistema.

Utilização consistente de tecnologias e serviços para possibilitar experiências relevantes e recíprocas através do ecossistema.

Utilização consistente e integrada de tecnologias e serviços para disponibilizar experiências de excelência no ecossistema.

Utilização disruptiva de tecnologias e serviços que se adaptam para melhorar a experiência de todos os elementos do ecossistema.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua PME ao marketing omnidimensional - múltiplos canais de um modo integrado e consistente?

O marketingda instituição foca-se na transmissão de mensagens unidirecionais.

O marketing multidimensional é executado caso a caso.

O marketing é multidimensional e multidirecional e sabe lidar de forma consistente com a propagação de experiências através do ecossistema.

O marketing é multidimensional e multidirecional e cria experiências de excelência no ecossistema através de todos os canais.

O marketing é multidimensional e multidirecional e afirma-se de forma inovadora na utilização de conexões digitais, capacidade de influência e criação de experiências.

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CARATERIZAÇÃO DA PME

maturidade digital  >  liderança>  omni-experiência   >  recursos humanos e competências  >  modelo operativo  >  informação

Maturidade Digital

RECURSOS HUMANOS E COMPETÊNCIAS

Esta dimensão abrange a evolução do modo como as PME irão alcançar os seus objetivos de negócio através da contratação, implementação e integração de recursos internos (funcionários a tempo inteiro e a tempo parcial) e externos (contratos, freelancers, parceiros). Esta dimensão permite que as PME avaliem a:
- Gestão de talentos;
- Recursos Humanos e Competências;
- Optimização do trabalho;
- Criação de uma mentalidade de transformação digital

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME à gestão de talentos?

A gestão de talentos não é considerada importante. Muitos dos processos são manuais e suportados por papel.

A gestão do recrutamento, formação e desempenho é feita em silos. Utilização de um misto de papel e tecnologias desconectadas.

A gestão do desempenho e remuneração está sincronizada, mas os restantes processos estão em silos. Existem alguns sistemas sofisticados mas desintegrados.

A gestão de talento ganhou importância. Existem na PME sistemas integrados de gestão de talentos.

O talento é gerido como uma vantagem competitiva. Os sistemas de gestão de talento e outros sistemas de Recursos Humanos estão totalmente integrados.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME à aquisição de talento?

A aquisição de talento foca-se na força de trabalho interna, a tempo inteiro. Currículos baseados em papel e com arquivo reduzido.

A aquisição de talento pode incluir colaboradores temporários. Sistemas de monitorização de candidaturas e de análise de currículos.

A aquisição de talento aceita de forma generalizada colaboradores externos/remotos. Sistemas permitem identificar talentos internos para preencher posições.

A gestão de talento dá primazia à construção de talento interno antes de adquirir externamente. Utilização de redes sociais na criação de relacionamentos com candidatos.

A gestão captura os melhores talentos, independentemente do vínculo à PME. A implementação de fortes sistemas de networking contribui para a identificação de talentos.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME na otimização do trabalho?

Inexistência de uma aplicação corporativa de correio eletrónico e messaging. Utilização esporádica de audioconferência.

A utilização de tecnologias digitais (email, messaging, redes sociais empresariais, partilha de ficheiros) são localizadas e isoladas.

A PME suporta acesso móvel ao correio eletrónico. Suporta a utilização de conferência e redes sociais para uso interno. Sistemas não autorizados de messaging são utilizados.

Acesso ubíquo ao correio eletrónico e a aplicações de messaging. A utilização de conferência abrange modos diferentes, incluindo screenshare, áudio e vídeo.

Correio eletrónico e messaging profundamente integrados nos processos de negócio. Tecnologias de conferência unificada e redes sociais suportam rede de especialistas na PME.

Qual das seguintes afirmações melhor reflete a forma como a PME facilita uma cultura de transformação digital?

Mudanças incrementais focadas em evitar disrupções. O sucesso é mais individual do que em equipa. O fracasso é fortemente desencorajado.

Mudanças incrementais focadas na melhoria. Os indivíduos colaboram no seio da sua equipa ou grupo. Algum grau de fracasso é aceitável desde que os objetivos financeiros sejam alcançados.

Mudanças regulares com introdução de novos produtos/serviços. As equipas colaboram em projetos com mútuo benefício. Os fracassos são analisados para melhorar o desempenho.

Mudanças rápidas e frequentes. As equipas colaboram em projetos com importância transversal e os orçamentos são aprovados para projetos experimentais sem retorno financeiro imediato.

Mudanças rápidas e frequentes. As equipas auto-organizam-se para alcançar o sucesso organizacional.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição à gestão de talentos?

A gestão de talentos não é considerada importante. Muitos dos processos são manuais e suportados por papel.

A gestão do recrutamento, aprendizagem e desempenho é feita em silos. Utilização de um misto de papel e tecnologias desconectadas.

A gestão do desempenho e remuneração está sincronizada, mas os restantes processos estão em silos. Existem alguns sistemas sofisticados, mas desintegrados.

A gestão de talento ganhou importância. Utilizam-se sistemas integrados de gestão de talentos.

O talento é gerido como uma vantagem competitiva. Os sistemas de gestão de talento e outros sistemas de Recursos Humanos estão totalmente integrados.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição à aquisição de talento?

A aquisição de talento foca-se na força de trabalho interna. Os currículos são baseados em papel e com arquivo reduzido.

A aquisição de talento pode incluir colaboradores temporários. Adopção de sistemas de monitorização de candidaturas e de análise de currículos.

A aquisição de talento aceita de forma generalizada colaboradores externos/remotos. Os sistemas permitem identificar talentos internos para preencher posições.

A gestão de talento dá primazia à construção de talento interno antes de adquirir externamente. Utilização de redes sociais na criação de relacionamentos com candidatos.

A gestão captura os melhores talentos, independentemente do vínculo à PME. A implementação de fortes sistemas de networking contribui para a identificação de talentos.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição na otimização do trabalho?

Inexistência de uma aplicação corporativa de correio eletrónico e messaging. Utilização esporádica de audioconferência.

A utilização de tecnologias digitais (email, messaging, redes sociais empresariais, partilha de ficheiros) é localizada e isolada.

A PME suporta acesso móvel ao correio eletrónico. Suporta a utilização de conferência e redes sociais para uso interno. Sistemas não autorizados de messaging são utilizados.

Acesso ubíquo ao correio eletrónico e a aplicações de messaging. A utilização de conferência abrange modos diferentes, incluindo screenshare, áudio e vídeo.

Correio eletrónico e messaging profundamente integrados nos processos de negócio. Tecnologias de conferência unificada e redes sociais suportam rede de especialistas na PME.

Qual das afirmações melhor reflete a forma como a sua instituição facilita uma cultura de transformação digital?

Mudanças incrementais focadas em evitar disrupções. O sucesso é mais individual do que em equipa. O fracasso é fortemente desencorajado.

Mudanças incrementais focadas na melhoria. Os indivíduos colaboram no seio da sua equipa ou grupo. Algum grau de fracasso é aceitável desde que os objetivos financeiros sejam alcançados.

Mudanças regulares com introdução de novos serviços. As equipas colaboram em projetos com mútuo benefício. Os fracassos são analisados para melhorar o desempenho.

Mudanças rápidas e frequentes. As equipas colaboram em projetos com importância transversal e os orçamentos são aprovados para projetos experimentais sem retorno financeiro imediato.

Mudanças rápidas e frequentes. As equipas auto-organizam-se para alcançar o sucesso organizacional.

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CARATERIZAÇÃO DA PME

maturidade digital  >  liderança>  omni-experiência  >  recursos humanos e competências   >  modelo operativo  >  informação

Maturidade Digital

MODELO OPERATIVO

Esta dimensão descreve a capacidade de executar operações mais ágeis e eficazes, potenciando produtos/serviços, bens, pessoas e parceiros digitais. O Modelo Operativo define “como” é que o trabalho é executado em termos de transformação digital. Através desta dimensão as PME podem:
- Avaliar as suas capacidades e maturidade do seu modelo operacional;
- Possibilitar um diálogo entre os responsáveis de negócio e de tecnologia sobre objetivos e iniciativas a adoptar;
- Identificar áreas no modelo operacional que necessitam de ser reforçadas;
- Estabelecer normas para as iniciativas de transformação digital

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME aos produtos/serviços conectados?

Os produtos/serviços não estão instrumentalizados ou conectados.

Os produtos/serviços incluem recolha de dados mas estes dados estão disponíveis numa base limitada.

Os produtos/serviços estão conectados e estão disponíveis fluxos de dados em tempo real. A informação é utilizada para melhorar o desempenho.

Os produtos/serviços estão conectados e possuem inteligência integrada que possibilita modelos de receitas baseados no consumo.

Os produtos/serviços principais estão em plataformas digitais que disponibilizam níveis de serviço superiores e geram receitas adicionais.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME a ativos conectados?

Os ativos não estão instrumentalizados nem conectados.

Os ativos têm recolha de dados embebida mas estes dados estão disponíveis numa base limitada.

Os ativos da PME estão conectados e estão disponíveis fluxos de dados em tempo real. A informação é utilizada para melhorar o desempenho.

Os ativos estão conectados e possuem inteligência integrada que possibilita elevados níveis de eficiência, confiança e utilização.

Os ativos estão conectados e dotados de inteligência que lhes permite ajustarem-se atempadamente às circunstâncias operacionais.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME a processos conectados?

Processos internos e externos são disponibilizados através de um portfólio de aplicações altamente fragmentadas.

Processos internos e externos possuem alguma coordenação mas são evidentes as variações na implementação.

Processos internos e externos são suportados por normas corporativas. Foi alcançado um certo nível de consistência mas múltiplas instâncias e diferentes graus de conformidade são evidentes.

Processos internos e externos assentam numa abordagem normalizada corporativa. As implementações são consistentes, estáveis e amplamente utilizadas.

Processos internos e externos são normalizados e a conformidade é ampla. Os sistemas de suporte aos processos são flexíveis e adaptáveis às circunstâncias e oportunidades de negócio.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME ao processo de tomada de decisões?

O processo de decisão é isolado e baseado em dados esparsos, latentes e imprecisos.

O processo de decisão começa a ser suportado por modelos analíticos normalizados mas que permanecem isolados e não integrados.

O processo de decisão começa a tornar-se mais consistente.

O processo de decisão é suportado por modelos analíticos sofisticados.

O processo de decisão é integrado e suportado por modelos analíticos cognitivos.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a forma como a PME aborda a estrutura organizacional?

As áreas de negócio e de TI operam em silos e o investimento é fragmentado. A área de TI foca-se em processos corporativos.

As áreas de negócio e de TI, ocasionalmente, colaboram em projetos específicos.

As áreas de negócio e de TI dispõem de mecanismos formais de colaboração mas que são passivos e apenas possibilitam a partilha de informação.

As áreas de negócio e de TI colaboram de forma ativa e coordenada. O investimento em tecnologia é coordenado por uma área de gestão de programas (PMO).

Existe uma área independente focada na transformação digital e no investimento em tecnologias digitais. O departamento de TI é um consultor tecnológico deste grupo.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição aos serviços conectados?

Os serviços não estão instrumentalizados ou conectados.

Os serviços incluem recolha de dados, mas estes dados estão disponíveis numa base limitada.

Os serviços estão conectados e estão disponíveis fluxos de dados em tempo real. A informação é utilizada para melhorar o desempenho.

Os serviços estão conectados e possuem inteligência integrada que possibilita modelos de receitas baseados no consumo.

Os serviços principais estão em plataformas digitais que disponibilizam níveis de serviço superiores e geram receitas adicionais.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição aos ativos conectados?

Os ativos não estão instrumentalizados nem conectados.

Os ativos têm recolha de dados embebida, mas estes dados estão disponíveis numa base limitada.

Os ativos da PME estão conectados e estão disponíveis fluxos de dados em tempo real. A informação é utilizada para melhorar o desempenho.

Os ativos estão conectados e possuem inteligência integrada que possibilita elevados níveis de eficiência, confiança e utilização.

Os ativos estão conectados e dotados de inteligência que lhes permite ajustarem-se atempadamente às circunstâncias operacionais.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição aos processos conectados ?

Processos internos e externos são disponibilizados através de um portfólio de aplicações altamente fragmentadas.

Processos internos e externos possuem alguma coordenação mas são evidentes as variações na implementação.

Processos internos e externos são suportados por normas da instituição. Foi alcançado um certo nível de consistência mas múltiplas instâncias e diferentes graus de conformidade são evidentes.

Processos internos e externos assentam numa abordagem normalizada. As implementações são consistentes, estáveis e amplamente utilizadas.

Processos internos e externos são normalizados e a conformidade é ampla. Os sistemas de suporte aos processos são flexíveis e adaptáveis às circunstâncias e oportunidades.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição aos processos de tomada de decisões?

O processo de decisão é isolado e baseado em dados esparsos, latentes e imprecisos.

O processo de decisão começa a ser suportado por modelos analíticos normalizados mas que permanecem isolados e não integrados.

O processo de decisão começa a tornar-se mais consistente.

O processo de decisão é suportado por modelos analíticos sofisticados.

O processo de decisão é integrado e suportado por modelos analíticos cognitivos.

Qual das afirmações melhor descreve a forma como sua instituição aborda a estrutura organizacional?

As áreas de negócio e de TI operam em silos e o investimento é fragmentado. A área de TI foca-se em processos corporativos.

As áreas de negócio e de TI colaboram ocasionalmente em projetos específicos.

As áreas de negócio e de TI dispõem de mecanismos formais de colaboração mas que são passivos e apenas possibilitam a partilha de informação.

As áreas de negócio e de TI colaboram de forma ativa e coordenada. O investimento em tecnologia é coordenado por uma área de gestão de programas (PMO).

Existe uma área independente focada na transformação digital e no investimento em tecnologias digitais. O departamento de TI é um consultor tecnológico deste grupo.

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CARATERIZAÇÃO DA PME

maturidade digital  >  liderança>  omni-experiência  >  recursos humanos e competências  >  modelo operativo   >  informação

Maturidade Digital

INFORMAÇÃO

A transformação da Informação é a abordagem focada na extração e desenvolvimento do valor e utilidade da informação relativa aos clientes, mercados, transações, serviços, produtos, bens físicos e experiências comerciais. As empresas transformadas tratam dados e informação como tratariam qualquer outro bem de valor. Através desta dimensão as PME tem condições para:
- Avaliar os recursos e a maturidade da informação;
- Identificar e compreender os desafios e oportunidades relacionadas com o valor da informação;
- Identificar áreas que necessitam de ser melhoradas;
- Desenvolver um roteiro para a transformação digital da informação

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME a "Data Discovery" (descoberta de dados)?

Apenas dados transacionais estruturados são geridos e analisados de forma sistemática.

Sistemas de "data warehouse" e "operational data store (ODS)".

Plataformas com estratégia de armazenamento de dados e ferramentas normalizadas de aquisição, exploração e visualização de dados. Acesso a competências de análise de dados.

Plataformas que disponibilizam dados de múltiplas fontes e ferramentas potentes de análise de dados, que permitem identificar valor para analistas de dados e analistas de negócio.

O "Data Discovery" funciona como um serviço que inclui fornecimento em tempo real de todos os recursos, incluindo dados, ferramentas e competências.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME ao desenvolvimento do valor da informação?

A informação é utilizada apenas para disponibilizar análise retrospetiva.

A informação contribui para acrescentar valor, fornecendo input ao processo de decisão, com base em análise diagnóstica.

A informação é gerida como um ativo fornecendo conclusões para melhorar a eficiência, com base em análise de decisões ou inferência estatística.

A informação fornece vantagens competitivas, adicionando valor a produtos, soluções e serviços, podendo usar análise preditiva.

A informação representa o maior fator diferenciador do valor da PME, podendo sugerir opções de decisão utilizando análise prescritiva.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a PME no que diz respeito à obtenção de valor a partir da informação (rentabilização dos dados e informação)?

Os valor dos dados está associado apenas à automatização de operações e processos de negócio.

O valor da informação mede-se na melhoria dos processos de negócio e contributo para a cadeia de valor.

O valor da informação mede-se pela otimização das operações, gestão em tempo real e inovação dos modelos de negócio.

O valor da informação mede-se através da inovação dos modelos de negócio, da execução digital, dos produtos melhorados ou produtos digitais.

O valor da informação mede-se através da agilidade da inovação dos modelos de negócio e do valor da digitalização de toda a oferta.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da PME à digitalização do conhecimento e colaboração?

A colaboração e partilha do conhecimento ficam a cargo dos indivíduos. São usados recursos standard para comunicação.

A colaboração e partilha do conhecimento são suportados por plataformas com uma estratégia de utilização limitada.

A colaboração e partilha do conhecimento são suportados por uma plataforma e framework corporativo que promovem uma cultura colaborativa.

A colaboração e partilha do conhecimento são suportados por uma cultura centrada no conhecimento e por uma plataforma de colaboração potente.

Existe colaboração e partilha do conhecimento em tempo real, interna e externa, com utilização de algoritmos de acesso ao conhecimento.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a arquitetura de informação da PME?

Inexistência de uma arquitetura de informação.

A arquitetura de informação tem como objetivo dados operacionais estruturados básicos.

A arquitetura de informação inclui modelos críticos de negócio para "big data" e analítica.

A arquitetura de informação inclui funcionalidades de volume, velocidade e variedade, para dados estruturados e não estruturados.

A arquitetura de informação sustenta a transformação digital do negócio, suportando um vasto conjunto de funcionalidades dinâmicas de volume, velocidade e variedade.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição à "Data Discovery" (descoberta de dados)?

Apenas dados transacionais estruturados são geridos e analisados de forma sistemática.

Sistemas de "data warehouse" e de "operational data store (ODS)" foram implementados.

A plataforma de descoberta de dados inclui a estratégia armazenamento de dados, ferramentas normalziadas para aquisição, preparação, exploração e visualização de dados.

O ambiente de descoberta de dados disponibiliza conjuntos de dados provenientes de multiplas fontes e ferramentas de descoberta de valor para analistas de negócio e cientistas de dados

O "Data Discovery" funciona como um serviço que inclui fornecimento em tempo real de todos os recursos, incluindo dados, ferramentas e competências.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição ao desenvolvimento do valor da informação?

A informação é utilizada apenas para disponibilizar análise retrospetiva.

A informação contribui para acrescentar valor, fornecendo input ao processo de decisão, com base em análise diagnóstica.

A informação é gerida como um ativo fornecendo conclusões para melhorar a eficiência, com base em análise de decisões ou inferência estatística.

A informação fornece vantagens competitivas, adicionando valor a produtos, soluções e serviços, podendo usar análise preditiva.

A informação representa o maior fator diferenciador do valor da PME, podendo sugerir opções de decisão utilizando análise prescritiva.

Qual das afirmações melhor descreve a sua instituição no que diz respeito à obtenção de valor a partir da informação (rentabilização dos dados e informação)?

Os valor dos dados está associado apenas à automatização de operações e processos de negócio.

O valor da informação mede-se na melhoria dos processos de negócio e contributo para a cadeia de valor

O valor da informação mede-se pela otimização das operações, gestão em tempo real e inovação dos modelos de serviço.

O valor da informação mede-se através da inovação dos modelos de serviço, da execução digital, dos serviços melhorados ou dos serviços digitais.

O valor da informação mede-se através da agilidade da inovação dos modelos de serviço e do valor da digitalização de toda a oferta.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua instituição à digitalização do conhecimento e colaboração?

A colaboração e partilha do conhecimento ficam a cargo dos indivíduos. São usados recursos standard para comunicação.

A colaboração e partilha do conhecimento são suportados por plataformas com uma estratégia de utilização limitada.

A colaboração e partilha do conhecimento são suportados por uma plataforma e framework corporativo que promovem uma cultura colaborativa.

A colaboração e partilha do conhecimento são suportados por uma cultura centrada no conhecimento e por uma plataforma de colaboração potente.

Existe colaboração e partilha do conhecimento em tempo real, interna e externa, com utilização de algoritmos de acesso ao conhecimento.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a arquitetura de informação da sua instituição?

Inexistência de uma arquitetura de informação.

A arquitetura de informação tem como objetivo dados operacionais estruturados básicos.

A arquitetura de informação inclui modelos críticos para "big data" e analítica.

A arquitetura de informação inclui funcionalidades de volume, velocidade e variedade, para dados estruturados e não estruturados.

A arquitetura de informação sustenta a transformação digital, suportando um vasto conjunto de funcionalidades dinâmicas de volume, velocidade e variedade.

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