A inteligência artificial ao serviço da gestão do risco de crédito

axesor

A atividade financeira enfrenta um desafio claro no que respeita a incorporar Inovação e Tecnologia, face à necessidade de se adaptar à revolução digital atual e a novos modelos de relação entre intervenientes no mercado. Ao setor financeiro é hoje exigido que consiga equilibrar mudanças de hábitos, impulsionados pela procura de maior transparência e rapidez de processos, associados ao crescente peso e complexidade das FinTech.

Perante a ameaça de um “efeito dominó”, motivado pela possibilidade de incumprimentos entre fornecedores com um reconhecido impacto na sustentabilidade do tecido empresarial e na economia no seu todo, pedem-se hoje respostas originais, com soluções desenhadas para a realidade de risco de cada organização – calibrado a setores específicos e que tenha em consideração o historial de crédito – e que possibilite desenhar e implementar políticas ajustadas ao ciclo económico identificado a dado momento.

A axesor posiciona-se de forma a ajudar as empresas a aumentar as suas vendas, com grande controlo sobre o risco de crédito, da forma mais eficiente e de acordo com uma política de crédito e um modelo de risco desenhados especificamente para a sua atividade, traduzindo-se naturalmente numa influência positiva na sua conta de resultados, contribuindo ao mesmo tempo para a estabilidade e desenvolvimento saudável da economia nas geografias em que atua.

O investimento no desenho desta abordagem inovadora, permitiu democratizar o acesso a uma solução sofisticada com modelos de risco personalizados, geralmente apenas acessíveis a intervenientes no mercado com um perfil de elevada complexidade, nomeadamente o setor da Banca e Seguros, levando a criação de valor para o segmento das PME, o qual, como sabemos, tem uma elevadíssima representatividade e relevância em Portugal.

Quem é a AXESOR?

Fundada em 1996, a axesor conta com mais de 20 anos de experiência no fornecimento de soluções avançadas para a gestão integral do risco de crédito.

Com uma evolução adaptada às necessidades de mercado, desde as suas origens na produção e enriquecimento de informação comercial e financeira, até à cobertura total da gestão do risco de crédito comercial, acrescenta hoje valor na gestão do risco de crédito em mais de 2.000 clientes, dos principais setores de atividade económica.

A sua reputação e know-how posicionam-na como fornecedor de referência em empresas que necessitem de métodos de avaliação de risco com maior sofisticação e com um nível de exigência superior.

Está registada desde 2012 como Credit Rating Agency ao abrigo da regulamentação Europeia supervisionada pela European Securities and Markets Authority (ESMA). 

Conta atualmente com cerca de 300 colaboradores, uma equipa especialista constituída por profissionais altamente qualificados nas áreas financeira, estatística e analítica, preparada para prestar serviços de consultoria especializada e implementação de uma solução tecnológica personalizável e altamente inovadora.

AJUDAR AS EMPRESAS A AUMENTAR AS SUAS VENDAS, COM GRANDE CONTROLO SOBRE O RISCO DE CRÉDITO, DA FORMA MAIS EFICIENTE E DE ACORDO COM UMA POLÍTICA DE CRÉDITO E UM MODELO DE RISCO DESENHADOS ESPECIFICAMENTE PARA A SUA ATIVIDADE​
Que proposta para as empresas Portuguesas?

A aposta no mercado português é, em parte, ditada desde logo pela proximidade geográfica a Espanha, onde a axesor conta já com mais de 20 anos de experiência. Quando se fala de risco de crédito comercial e do objetivo de modelizar os melhores indicadores preditivos de risco numa relação entre cliente-fornecedor em atividades B2B, tornam-se claras as vantagens de entrar num país onde as relações comerciais com o seu vizinho são muito fortes – mais de 25% das nossas exportações vão para Espanha – e a própria prospeção comercial para novos negócios já é muitas vezes tratada a nível ibérico.

Por outro lado, Portugal é um país muito orientado para a inovação, o que nos faz acreditar na recetividade de soluções mais avançadas do ponto de vista científico e tecnológico que agora disponibilizamos às empresas portuguesas.

Como fazemos a diferença?

A atuação da axesor desenvolve-se em torno da disponibilização de serviços e soluções avançadas e integrais para a gestão do risco de crédito, destacando-se a sua abordagem inovadora no desenho de modelos de risco para cada negócio e um serviço continuado de gestão de risco de crédito de toda a carteira, desde a aprovação, monitorização e recebimento, disponibilizado numa interface web.

A axesor traz ao mercado uma plataforma tecnológica avançada – axesor® 360 – integrável com qualquer ERP. Com esta solução as empresas podem fazer o acompanhamento em tempo real das suas carteiras de clientes e, recorrendo aos indicadores de risco personalizados, incluindo uma probabilidade de incumprimento a muito curto prazo, garantem a aplicação das políticas definidas para todas as fases do ciclo de crédito. Conseguem assim obter, no final de todo o processo de consultoria e implementação, uma redução do risco e uma maior liquidez, bem como a minimização de custos financeiros e operacionais através da eficiência e automatização de processos.

O modelo preditivo proposto pela axesor, baseado em técnicas de machine learning e com acesso a um histórico de comportamento de pagamentos reais e muito recentes, quando comparado com os modelos estatísticos mais tradicionais e baseados em informação comportamental maioritariamente negativa e tardia, apresenta vantagens significativas:

  I.   Possibilita a definição de uma probabilidade de incumprimento a muito curto prazo;

  II.   Permite encontrar padrões de comportamento não supervisionados;

  III.   Permite que o modelo esteja sempre atualizado;

  IV.   Permite um maior ajuste em contextos de baixa qualidade da amostra.

axesor® 360 – A democratização do acesso à gestão do risco de crédito

Trata-se da solução mais sofisticada para a gestão avançada do risco de crédito, que permite a obtenção de eficiência e poupança financeira através de um sistema integral que cobre 100% da carteira de clientes.

Esta solução avançada pressupõe a análise e redesenho das políticas e processos atuais de gestão do risco de crédito, obtendo automatização e eficiência na organização. A personalização completa da solução é um dos seus aspetos diferenciadores, calibrando os seus modelos de risco e parametrizando as funcionalidades do sistema de acordo com as necessidades identificadas. Além disso, a proposta baseia-se no “core” da axesor – o Data Science e o datawarehouse de comportamentos de pagamento, atlax®.

O atlax® global payment behaviour é uma base de dados única e exclusiva, que contem a mais completa informação sobre comportamentos de pagamentos (positivo, negativo e em atraso) de devedores, pessoas singulares e jurídicas, com atualização em tempo real.

Este data warehouse exclusivo permite à axesor desenhar modelos preditivos de comportamento que incorporam metodologia Data Science, e produzir indicadores sofisticados de gestão de risco de crédito personalizados para cada credor.

A plataforma cloud axesor® 360 é um sistema modular sofisticado para a gestão integral do risco de crédito empresarial, que proporciona cobertura num ambiente único e de forma coordenada, para todas as fases do ciclo de crédito (Aprovação, Monitorização, Cobranças), assim como funcionalidades avançadas de análise e reporting. Tudo num sistema 100% online que pode ser consultado a qualquer momento de forma fácil e ágil, através de qualquer dispositivo móvel.

A axesor em Portugal

Para o ano de 2018 as três principais metas qualitativas têm sido:

  I.    A consolidação da equipa, com os recursos necessários para implementação do plano Go-to-market de forma bem-sucedida.

  II.    Posicionamento no mercado nacional. A solução é tecnologicamente complexa e avançada, pretendemos que o axesor® 360 ocupe uma posição diferenciada no sector.

  III.    Apresentação da solução – axesor® 360 – ao mercado, por meio de um plano de ações de divulgação e apresentações comerciais, que permitam criar a ‘tração’ desejada na nossa organização.

Neste momento, a operação da axesor em Portugal está a decorrer conforme planeado, com a celebração dos primeiros contratos com clientes. Há já algumas empresas portuguesas a implementar a solução axesor® 360 para que beneficiem de uma gestão continuada do risco de crédito, com base na solução mais sofisticada para o efeito.